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Autor(a):

Domingos, Basilio

Orientador(a):

Maluf, Maria Regina

Ano de publicação:

2005

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

violência escolar; adolescência; escola pública; pobreza; estilos de enfrentamento

Resumo:

Trata-se de um estudo de tipo etnográfico realizado em uma escola pública localizada na periferia empobrecida do município de São Paulo, que busca desvelar as formas concretas de que se reveste a violência escolar na vivência e representação de seus atores, a saber, alunos, professores, pais e moradores da vizinhança. Busca também compreender como esse fenômeno se produz e se configura, bem como identificar suas formas de expressão no interior da instituição escolar, seus impactos nos atores e as estratégias por estes adotados para enfrentá-lo. Há uma diversidade de termos e conceitos referentes à violência escolar, que traduzem, de um lado a complexidade do fenômeno e, do outro, concepções teóricas multidisciplinares a partir das quais esse fenômeno pode ser dimensionado. Enquanto modalidades de violência, foram analisadas as violências física, não-física (verbal e não verbal) de caráter sócio-psicológico, institucional e as violências contra a instituição escolar e pertences alheios. A análise das informações obtidas por meio de questionários, entrevistas individuais e grupais, bem como observações e consulta de documentos da escola revelou a complexidade da causas que determinam a manifestação da violência escolar, preponderando, entretanto, os fatores institucionais, nomeadamente a crise da escola como agência de formação. A saída para crise delineou-se para o resgate da escola como instituição, sua democratização e humanização, bem como o redimensionamento dessa instituição na comunidade, com o objetivo de torná-la como um dos pólos articuladores no âmbito da rede social de proteção da criança e adolescente.

ABNT:

DOMINGOS, Basilio; MALUF, Maria Regina. Escola e violência: configurações da violência escolar, segundo alunos, professores, pais e moradores da comunidade. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.