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Autor(a):

Oliveira, Kelly Adriano

Orientador(a):

Montes, Maria Lúcia Aparecida

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

negros; escolas de samba

Resumo:

A proposta desse estudo é pensar a presença da população negra na cidade de São Paulo dentro dos processos de construção das características associadas a essa cidade, marcando o universo simbólico que estrutura e envolve as redes de relações sociais que nela se estabelecem. Para tanto, foi tomado como foco, para discutir essas idéias, uma escola de samba, na cidade conhecida como "túmulo do samba", por ser uma manifestação cultural construída por essa população a partir de seu cotidiano urbano. O objetivo é pensar a presença negra em São Paulo a partir da dualidade entre um certo "silêncio" em torno de questões que estão submersas na cidade - e que escondem diferentes conflitos que nela coexistem - e o samba, enquanto forte fonte de representação simbólica da dualidade Exclusão-Inclusão da população negra na cidade. Nesse estudo, usamos o termo "negro" para designar os que são chamados, aqui no Brasil, de pretos, pardos, mestiços, mulatos, afro-brasileiros ou afrodescendentes e que, segundo dados do DIEESE/SEADE de 1998, na Região Metropolitana de São Paulo, representam cerca de 33% da população. Apesar de não ser maioria na cidade, é possível perceber, empiricamente, uma presença marcante da população negra em diversos aspectos do modo de vida de São Paulo e a escola de samba nos pareceu um locus interessante de construção de redes de socialização e de fortalecimento de identidades. Escolhi o G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera, localizado no extremo leste da cidade. O acompanhamento do cotidiano das pessoas que o frequentam, para além da questão do carnaval, proporcionou a percepção de elementos interessantes. A cidade de São Paulo ainda é vista e reconhecida como uma ) cidade do e para o trabalho, muito embora essa concepção de trabalho tenha sofrido mudanças e tenha agora um novo aspecto mais voltado à prestação de serviços e não mais a tradicional visão de indústrias e chaminés. Para além da questão da festa, que aparentemente faz contraponto ao mundo do trabalho, há a questão da organização, das representações e da estrutura, das redes de relação e sociabilidade e do universo afetivo e simbólico que envolve seus componentes, seus interesses e sua noção de pertencimento à escola e à cidade.

ABNT:

OLIVEIRA, Kelly Adriano; MONTES, Maria Lúcia Aparecida. Entre o lúdico e a luta: Leandro de Itaquera, uma escola de samba na cidade de São Paulo. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.