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Cultura Popular, Economia Solidária, Educação Popular

Autor(a):

Percassi, Jade

Orientador(a):

Beisiegel, Celso de Rui

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

educação popular; movimento popular; emancipação; política (educação); autogestão

Palavras-chave do autor:

educação popular, movimentos populares, autogestão, emancipação, participação política, cultura política ;

Resumo:

Pretendemos com este trabalho contribuir para a investigação do papel desempenhado hoje pela educação popular nos processos de militância e participação nos movimentos populares, e sua possível repercussão sobre a cultura política dos sujeitos pertencentes aos coletivos estudados. Procuramos para isso identificar a importância atribuída à educação pelos movimentos populares em suas propostas de atuação, as instâncias em que são desenvolvidas as atividades de educação/ formação, quem são e como atuam os agentes educadores e, finalmente, qual a percepção desse processo por parte dos participantes das bases dos movimentos. Escolhemos como estudos de caso o Assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno e o Mutirão Paulo Freire, comunidades da base do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Regional Grande São Paulo) e da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (Movimento Leste 1). Para a análise sobre as opções metodológicas adotadas, inserimos na discussão os pressupostos políticos pedagógicos de atuação do Movimento de Economia Solidária.

ABNT:

PERCASSI, Jade; BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e movimentos populares: emancipação e mudança de cultura política através de participação e autogestão . 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.