Tese (Doutorado)
De Getúlio a Lacerda: um Rio de obras transforma a cidade do Rio de janeiro; as obras públicas de infra-estrutura urbana na construção do novo Rio no período 1938-1965
Autor(a):
Kleiman, MauroCampos Filho,
Orientador(a):
Cândido Malta
Ano de publicação:
1994
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
políticas públicas; infraestrutura urbana
Resumo:
Trata da produção da infraestrutura urbana na cidade do Rio de Janeiro no período 1938-1965. Estudando aqui o que foi produzido, por que é por quem são realizadas as obras para verificar sua distribuição espacial pelas zonas da cidade, e seus efeitos na transformação do espaço urbano do Rio. Conhecidos, através de levantamento pioneiro e exaustivo, o conjunto de obras nos setores viário, agua, esgoto, saneamento, aguas pluviais e energia elétrica, analisamos, inicialmente sua distribuição espacial pelas zonas da cidade em cada um dos governos que se sucedem entre 38-65 do Estado Novo a Lacerda. Encontramos o processo de urbanização sendo acompanhado e auxiliado pela construção de um novo suporte material, em vários setores e num âmbito espacial diversificado, da zona sul até os subúrbios, ainda que em tempos, quantidades e qualidades diferenciadas. Em seguida, empreendemos análise comparativa que mostra uma transformação inicial que rompe parcialmente a estrutura estanque da cidade de 38 a 54 e a construção de novas redes completas de 54 a 65 que impulsiona a ruptura que marca a transformação radical da cidade agora toda articulada e diferenciada. Um Rio de obras configura uma cidade das redes que re-hierarquiza sua estrutura, construindo-se o suporte material contemporâneo de um novo Rio.
ABNT:
KLEIMAN, Mauro; CAMPOS FILHO, Cândido Malta. De Getúlio a Lacerda: um Rio de obras transforma a cidade do Rio de Janeiro; as obras públicas de infra-estrutura urbana na construçãoo do Novo Rio no período 1938-1965. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.