ACESSAR O MATERIAL TAGS

Cultura Popular, Educação Popular, Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Montezano, Maria de Lourdes da Cunha

Orientador(a):

Setton, Maria da Graça Jacintho

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

sociologia educacional; rendimento escolar; protestantismo (cultura; educação); ensino fundamental; relações familiares; relação escola-família

Palavras-chave do autor:

afinidades eletivas;disposições e habitus;estilo de vida;rendimento escolar favorável

Resumo:

Este estudo trata da relação de afinidade entre a religião, a família e a escola e suas influências no desempenho escolar de alunos provenientes das chamadas "classes populares". Com base em entrevistas, realizadas em uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo, investiga-se o estilo de vida de famílias de alunos protestantes, que apresentaram um rendimento escolar favorável no ensino fundamental. Para tanto, utiliza-se, como referência, o consumo, considerado em termos de práticas culturais relacionadas às demandas escolares. Analisa-se a articulação entre as práticas socializadoras da religião protestante, da escola e das famílias protestantes entrevistadas, a partir das afinidades eletivas entre elas, com o objetivo específico de determinar disposições de habitus que contribuem para que o aluno apresente um rendimento escolar favorável. Demonstra-se, por meio de evidências empíricas, baseadas nas observações de campo e no discurso dos informantes, que o êxito escolar de alunos protestantes apresenta-se associado a um feixe de situações socializadoras, uma vez que tal êxito não se deve apenas ao fato da pertença religiosa protestante, mas ao modo como as famílias se relacionam com a religião. Dessa forma, focaliza-se o êxito no rendimento escolar dos alunos investigados enquanto relacionado a uma coerência nos projetos das instâncias de socialização aos quais esses alunos estão sujeitos - família, escola e religião.

ABNT:

MONTEZANO, Maria de Lourdes da Cunha; SETTON, Maria da Graça Jacintho. Cultura religiosa protestante e rendimento escolar nas camadas populares: um estudo sobre práticas socializadoras. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20062007-111410/ >.