Dissertação (Mestrado)
Cultura corporal juvenil da periferia paulistana: subsídios para construção de um currículo de educação física
Autor(a):
Chaim Junior, Cyro Irany
Orientador(a):
Neira, Marcos Garcia
Ano de publicação:
2007
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
educação física escolar; currículos e programas; corpo (educação física) (aspectos culturais; aspectos sociais); jovens (cultura); diversidade cultural
Palavras-chave do autor:
cultura corporal;cultura juvenil;currículo
Resumo:
A juventude tem representado, e carrega implicitamente, uma expectativa e sentimentos de renovação. É a partir do olhar individualista e das grandes mudanças históricas e sociais engatilhadas pela modernidade que as atenções se voltaram para as gerações mais novas atribuindo-lhes tanto o significado de fase preparatória quanto de continuidade da vida. Esta idéia de "vir-a-ser" projeta sua função para o futuro e estabelece as culturas de um determinado mundo adulto como dignas de alcance. Desta forma, as culturas juvenis, que em alguma medida buscam espaços de expressão própria, por isso mesmo, têm sido caracterizadas como rebeldes e transgressoras. Tais adjetivações comumente fundamentam-se em explicações biológicas e deterministas. Atualmente, por conta da nova configuração global que organiza a sociedade, a aproximação de culturas diferentes tornou-se inevitável, criando assim espaços de lutas entre a cultura hegemônica e a cultura até então alheia aos espaços e instituições de domínio público, das quais se destaca a escola. Assim, o foco deste estudo recaiu no reconhecimento dos saberes dos diversos grupos sociais que recentemente adentraram à escola e que, historicamente, têm assistido a negligência curricular do seu patrimônio cultural corporal, embora, como se constatou, isso não ocorra de forma passiva, silenciosa e sem conflito. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo de tipo etnográfico que visou identificar, por meio de questionamentos a grupo focal, o repertório cultural corporal juvenil pertencente a um grupo socialmente desprivilegiado tomando-se como referência o critério econômico. O material coletado foi confrontado com a construção teórica advinda da teorização cultural. O reconhecimento e análise do patrimônio corporal desse grupo social nos permitiram a apresentação de alguns encaminhamentos para a construção de uma proposta curricular de Educação Física na perspectiva sociocultural.
ABNT:
CHAIM JUNIOR, Cyro Irany; NEIRA, Marcos Garcia. Cultura corporal juvenil da periferia paulistana: subsídios para construção de um currículo de educação física. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062008-160539/ >.