Tese (Doutorado)
Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros
Autor(a):
Aranha, Maria Amalia Rangel de Carvalho
Orientador(a):
Bomtempo, Edda
Ano de publicação:
1992
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
testes psicológicos; inteligência; percepção social; criatividade
Resumo:
Verifica as relações entre inteligência, criatividade, e percepção de companheiros em 2 níveis socio-economicos. Os ss são 345 alunos da terceira e quarta series do primeiro grau, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, de 2 colégios em São Paulo, de níveis socio-economicos diferentes: nível baixo (escola estadual da periferia) e nível médio-alto (escola particular). Submete os ss ao teste das matrizes progressivas coloridas de raven para avaliar a inteligência, ao Torrance test of creative thinking - forma figurativa para avaliação da criatividade, e a um questionário sociometrico (stone, 1980) para investigar a percepção dos companheiros sobre popularidade, criatividade e mau comportamento. Verifica correlações positivas dos componentes da criatividade (fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração) entre si e correlações positivas entre inteligência e criatividade para a classe baixa, mas não para a classe alta. Os ss da classe media-alta mostram-se mais inteligentes e mais criativos que os da classe baixa; em geral, os companheiros considerados criativos pelos colegas são os mais populares; crianças com escores altos no teste de criatividade não são percebidas como criativas nem como mal comportadas pelos pares.
ABNT:
ARANHA, Maria Amalia Rangel de Carvalho; BOMTEMPO, Edda. Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros. 1992.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.