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Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Aranha, Maria Amalia Rangel de Carvalho

Orientador(a):

Bomtempo, Edda

Ano de publicação:

1992

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

testes psicológicos; inteligência; percepção social; criatividade

Resumo:

Verifica as relações entre inteligência, criatividade, e percepção de companheiros em 2 níveis socio-economicos. Os ss são 345 alunos da terceira e quarta series do primeiro grau, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, de 2 colégios em São Paulo, de níveis socio-economicos diferentes: nível baixo (escola estadual da periferia) e nível médio-alto (escola particular). Submete os ss ao teste das matrizes progressivas coloridas de raven para avaliar a inteligência, ao Torrance test of creative thinking - forma figurativa para avaliação da criatividade, e a um questionário sociometrico (stone, 1980) para investigar a percepção dos companheiros sobre popularidade, criatividade e mau comportamento. Verifica correlações positivas dos componentes da criatividade (fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração) entre si e correlações positivas entre inteligência e criatividade para a classe baixa, mas não para a classe alta. Os ss da classe media-alta mostram-se mais inteligentes e mais criativos que os da classe baixa; em geral, os companheiros considerados criativos pelos colegas são os mais populares; crianças com escores altos no teste de criatividade não são percebidas como criativas nem como mal comportadas pelos pares.

ABNT:

ARANHA, Maria Amalia Rangel de Carvalho; BOMTEMPO, Edda. Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros. 1992.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.