Tese (Doutorado)
Crescimento e queda dos homicídios em SP entre 1960 e 2010: uma análise dos mecanismos da escolha homicida e das carreiras no crime
Autor(a):
Manso, Bruno Paes
Orientador(a):
Carneiro, Leandro Piquet
Ano de publicação:
2012
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
homicídio; violência urbana; crime organizado
Palavras-chave do autor:
círculo vicioso;homicídio;Primeiro Comando da Capital (PCC);vingança;violência
Resumo:
A tese descreve o processo de crescimento e de queda dos homicídios em São Paulo entre os anos de 1960 e 2010. Com auxílio das ferramentas teóricas da criminologia do desenvolvimento e da teoria de ação situacional, que vem sendo debatida por criminologistas como Wikström, Sampson e Laub, a tese foca a investigação nas escolhas homicidas ao longo desses anos, sempre considerando o contexto em que foram tomadas. Por meio de uma análise qualitativa, a tese tenta demonstrar os mecanismos sociais que causaram o movimento da curva de homicídios na capital e Região Metropolitana de São Paulo. Entre 1960 e 1999, os homicídios cresceram e os casos se concentraram em bairros e cidades das periferias. A partir de 2000, os homicídios começaram a cair quase ininterruptamente em São Paulo. A tese descreve como essas escolhas começam e se multiplicam principalmente a partir do momento em que os homicídios passam a ser vistos e praticados como um instrumento de controle por determinados grupos de indivíduos, inclusive pelas autoridades de segurança pública. Depois, a tese descreve o funcionamento do mecanismo multiplicador dos homicídios que passa a funcionar nessas comunidades, onde homicídios provocam novos homicídios. Finalmente, conforme os homicídios se multiplicam, nessas mesmas comunidades, todos passam a perder, inclusive os próprios autores, que se tornam vítimas de vinganças. Quando os homicídios são vistos como ações prejudiciais e incapazes de garantir o controle social, políticas de controle da violência têm maiores chances de serem bem-sucedidas. É o que ocorre em São Paulo.
ABNT:
MANSO, Bruno Paes; CARNEIRO, Leandro Piquet. Crescimento e queda dos homicídios em SP entre 1960 e 2010: uma análise dos mecanismos da escolha homicida e das carreiras no crime. 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-12122012-105928/ >.