Dissertação (Mestrado)
Conquistando o espaço escolar: a estruturação do trabalho pedagógico numa classe do ciclo básico
Autor(a):
Souza, Denise Trento Rebello de
Orientador(a):
Patto, Maria Helena Souza
Ano de publicação:
1991
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
evasão escolar; ensino e aprendizagem
Resumo:
Analisa a vida diária de uma escola publica da periferia de São Paulo, incluindo as praticas e processos desenvolvidos em uma turma de ciclo básico, considerando-se a forma através da qual se estrutura o trabalho pedagógico entre professor e alunos como um dos determinantes importantes do desempenho escolar dos alunos. Realiza o estudo durante o ano de 1990, escolhendo uma escola que tem a clientela composta basicamente de crianças de classes subalternas da população, e onde tem a possibilidade de verificar as virtuais transformações ocorridas no bairro, a partir dos resultados obtidos em uma pesquisa anterior (1983 a 1985). Recupera a historia da criação dessa escola nas articulações com os movimentos locais organizados, com o objetivo de analisar a dinâmica das relações atuais estabelecidas entre educadores e usuários. Observa que as historias se cruzam e as alterações ocorridas no movimento social mais amplo repercutem nos movimentos locais e nas relações entre educadores e usuários. Constata uma heterogeneidade nas praticas e concepções pedagógicas dos professores e aponta para necessidade da promoção de cursos de formação dos professores em serviço, além do desenvolvimento de estudos sobre a questão do sucesso escolar e dos bons alunos. A melhoria na qualidade da escola publica e sua transformação estão ligadas a essas variáveis e as iniciativas populares.
ABNT:
SOUZA, Denise Trento Rebello de; PATTO, Maria Helena Souza. Conquistando o espaço escolar: a estruturação do trabalho pedagógico numa classe do ciclo básico. 1991.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.