Tese (Doutorado)
Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde
Autor(a):
Oliveira, Maria Augusta Cabral de
Orientador(a):
Lefèvre, Fernando
Ano de publicação:
2001
Unidade USP:
Faculdade de Saúde Pública [FSP]
Assuntos:
educação em saúde; promoção da saúde; ensino; participação comunitária; áreas de pobreza
Resumo:
A educação tem sido definida como uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento individual. Ela pode ter lugar tanto no âmbito escolar como fora dele, caracterizando, respectivamente, as chamadas educação formal e não formal. Os Clubes de Ciências constituem um exemplo típico de espaço não-formal para ensino e aprendizagem, congregando educandos de forma sistemática e permanente. Nele têm lugar ações educativas voltadas não só para a aquisição e ampliação de conhecimentos, que fazem parte da cultura científica, como também para a formação e desenvolvimento das potencialidades de seus participantes. Assim, através dos objetivos e estratégicas traçadas, o clube permite desenvolver e completar a formação dos educandos de maneira socializada, tanto no aspecto pessoal como social e, inclusive, de cidadania. Por trabalhar não só informações mas também habilidades e atitudes, favorece o desenvolvimento de competências. No clube, sob orientação do professor/orientador, educandos de diferentes idades e bagagens organizam e conduzem pequenos projetos educativos sobre os mais variados temas escolhidos segundo os interesses e motivações do grupo, dividindo um espaço democrático, participando do encaminhamento e execução de tarefas, intercambiando idéias e construindo conhecimento. Este trabalho se propôs através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicar, estudar e avaliar um modelo educativo de Clube de Ciência e Cultura. Esse foi voltado para a alfabetização em ciências e saúde, de crianças de sete a onze anos, que freqüentavam o Centro Comunitário Santa Cruz e que eram moradoras da Favela Vila Nova Jaguaré, em São Paulo, capital. O programa aplicado, tendo como tema gerador "Alimentos e Nutrição", permitiu, além dos vários trabalhos desenvolvidos, a implantação de uma horta na comunidade. Utilizando estratégicas metodológicas como observação direta, entrevistas e aplicação de questionários, ) verificou-se a atuação efetiva do Clube na sua proposta educativa, com apreensão de conteúdo e desenvolvimento de atitudes pelos educandos, indicando ser este um modelo adequado para intervenções educacionais, promovendo saúde e cidadania. O programa foi considerado um sucesso por vários segmentos da comunidade e pelos indicadores escolhidos para análise, como indica sua continuidade após o encerramento do período definido para a realização deste estudo, no primeiro semestre de 2000.
ABNT:
OLIVEIRA, Maria Augusta Cabral de; LEFÈVRE, Fernando. Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde. 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.