Dissertação (Mestrado)
Benchmarking aplicado ao controle das perdas de água no contexto das bacias hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Autor(a):
Santi, Aline Doria de
Orientador(a):
Malheiros, Tadeu Fabrício
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]
Assuntos:
abastecimento de água; indicadores de produtividade; bacia hidrográfica; benchmarking; desperdício de água
Resumo:
As perdas de água em sistemas de abastecimento apresentam-se como um dos maiores desafios das operadoras de água em todo o mundo. Nos últimos 12 anos os níveis de perda de água na distribuição no Brasil têm se mantido próximo à 40%, valor bem superior quando comparado a outras regiões do globo. Frente ao atual cenário de crise hídrica e aumento da demanda da água, as ações de controle de perdas requerem atenção. No cenário nacional, as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba Capivari e Jundiaí destacam-se pelo empenho dos Comitês PCJ que têm atuado junto aos municípios para controlar os níveis de perdas da área. A crítica situação da disponibilidade hídrica nas bacias, o potencial de redução da pressão sobre os recursos hídricos e o ganho econômico se os níveis de perdas forem reduzidos reforçam a premência na adoção de práticas de controle de perdas eficientes. Nesta perspectiva, a presente pesquisa buscou identificar, no contexto das operadoras das bacias PCJ, quais práticas de controle de perdas de água na distribuição estão associadas ao desempenho considerado superior no controle, calculando o nível de perdas de água dos municípios e explorando quais práticas de controle são empregadas pelas operadoras. A primeira etapa metodológica correspondeu a aplicação da técnica de benchmarking junto as operadoras em estudo para avaliar o desempenho das mesmas no controle de perdas, incluindo a seleção de indicador, formulação de questionário de dados operacionais, coleta de dados online, análise da credibilidade dos dados e cálculo do nível de perdas de água de cada município com o ranqueamento dos mesmos. A segunda etapa foi direcionada ao levantamento e análise das práticas de controle de perdas empregadas pelas operadoras das bacias, mediante a aplicação in loco do questionário de práticas, elaborado a partir de revisão bibliográfica.
ABNT:
SANTI, Aline Doria de; MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Benchmarking aplicado ao controle das perdas de água no contexto das bacias hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 2018.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-25092018-111447/ >.