Dissertação (Mestrado)
Avaliação pós-ocupação (APO) dos espaços gerados em habitações autoconstruídas: o caso da favela Nossa Senhora Aparecida em São Miguel Paulista, São Paulo
Autor(a):
Cruz, Antero de Oliveira
Orientador(a):
Ornstein, Sheila Walbe
Ano de publicação:
1998
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
avaliação pós-ocupação
Resumo:
Este trabalho trata da Avaliação Pós-Ocupação (APO) dos espaços gerados em habitações autoconstruídas, situadas em uma área periférica do Município de São Paulo, na Região de São Miguel Paulista, denominada Favela Nossa Senhora Aparecida. Possuiuma área de 13,3 hectares, com 1.157 habitações e aproximadamente 6.500 moradores, ocupada há mais de 25 anos, em uma propriedade municipal/privada, beneficiada nos últimos 7 anos por obras de infra-estrutura urbana. O objetivo é aferir o desempenho espacial dessas habitações; face ao quadro diagnosticado, com os resultados da APO, composta pela avaliação do nível de satisfação dos moradores, quanto à habitação e ao contexto urbano. São feitas algumas análises comparativas com outras pesquisas realizadas neste campo do conhecimento, comparando índices como taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento do solo urbano, relativos ao contexto urbano, e índices como área útil por morador e área útil dos cômodos, relativos à habitação. Sendo a autoconstrução uma forma comumente adotada pela população de baixa renda para a construção de suas moradias, normalmente situadas em áreas periféricas de centros urbanos - responsável em grande parte pelo suprimento do déficit habitacional no Brasil - pretende este trabalho definir alguns critérios relativos às dimensões e áreas úteis dos cômodos das habitações que possam contribuir como insumos para realização de futuros projetos de habitações de interesse social.
ABNT:
CRUZ, Antero de Oliveira; ORNSTEIN, Sheila Walbe. Avaliação pós-ocupação (APO) dos espaços gerados em habitações autoconstruídas: o caso da favela Nossa Senhora Aparecida em São Miguel Paulista, São Paulo 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.