Tese (Doutorado)
Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do pré-escolar de creches públicas de Cuiabá-MT, 2003
Autor(a):
Souza, Sandra Coenga de
Orientador(a):
Leone, Claudio
Ano de publicação:
2004
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Assuntos:
diagnóstico da situação de saúde; creches; pré-escolar; psicomotricidade; Cuiabá (MT)
Palavras-chave do autor:
creches;Cuiabá(MT);desempenho psicomotor;diagnóstico da situação em saúde;pré-escolar
Resumo:
No Brasil as crianças estão sobrevivendo mais e crescendo melhor, assim torna-se importante avaliar o seu desenvolvimento. Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor através do teste de Denver II. Metodologia: um estudo de corte transversal foi realizado com pré-escolares de 4 a 5 anos de idade e o desempenho comparado quanto à idade, sexo, escolaridade materna e renda. Resultados: dos 960 pré-escolares, 67,0% apresentarem desempenho normal, 30,2% questionável e 2,8% anormal. O desempenho foi pior em famílias com escolaridade e renda baixas. Conclusões: o desempenho dos pré-escolares de Cuiabá foi semelhante ao de Denver, destacando-se os mais jovens e as meninas.
ABNT:
SOUZA, Sandra Coenga de; LEONE, Claudio. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do pré-escolar de creches públicas de Cuiabá-MT, 2003 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-27102005-142232/ >.