Dissertação (Mestrado)
As várzeas urbanas de São Paulo: o processo de ocupação e transformação das várzeas dos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí.
Autor(a):
Freire, Anita Rodrigues
Orientador(a):
Meyer, Regina Maria Prosperi
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
várzeas; rios; planejamento territorial urbano; São Paulo (SP); Rio Tietê (SP); Rio Tamanduateí (SP); Rio Pinheiros
Palavras-chave do autor:
Rios;São Paulo;Urbanismo;Várzea urbana
Resumo:
A principal questão que esta pesquisa busca examinar é: O que caracteriza do ponto de vista físico, espacial e funcional o processo de ocupação e transformação das várzeas urbanas de São Paulo? O objeto de pesquisa proposto são as várzeas urbanas dos três principais rios que cortam a cidade de São Paulo: Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. A principal hipótese para a questão central é que apesar das diferenças entre cada uma das várzeas analisadas, o que as caracterizam são as semelhanças em seu processo de ocupação: o histórico de ocupação com a canalização dos rios e ocupação excessiva de suas margens, a existência de ocupações setorizadas, a permanência de grandes glebas e áreas com baixa densidade construtivas e baixa densidade habitacional, infraestrutura urbana incompleta. O que faz com que se apresentem ainda hoje como principais áreas potenciais de transformação da cidade a partir de novas premissas de ocupação e uso do solo no seu padrão intraurbano. A caracterização da área de estudo foi realizada por meio de produção e análise cartográfica produzida pela autora, especificamente, para esta pesquisa. A leitura das diferenças e similaridades entre as várzeas urbanas foi de fundamental importância para a problematização e avaliação do potencial de ocupação futura das áreas estudadas. Também faz parte desta pesquisa a análise de projetos de arquitetura e urbanismo elaborados em áreas de várzea. A pesquisa levou à uma análise e avaliação do potencial de urbanização das várzeas dos principais rios de São Paulo, possibilitando a discussão dos novos processos de transformação, já em andamento, destas áreas.
ABNT:
FREIRE, Anita Rodrigues; MEYER, Regina Maria Prosperi. As várzeas urbanas de São Paulo: o processo de ocupação e transformação das várzeas dos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí.. 2018.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-16012019-103119/ >.