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Comunidade Urbana, Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Garcia, Maysa Dias

Orientador(a):

Beisiegel, Celso de Rui

Ano de publicação:

2001

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

prática de ensino; movimentos sociais; movimento popular

Resumo:

O objeto deste estudo é a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores, o Grupão, junto às classes populares residentes em bairros da periferia de Curitiba, através do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, entidade que presta apoio e assessoria aos movimentos populares. Abrange o período entre o final dos anos 70, quando teve início a inserção destas pessoas em Comunidades Eclesiais de Base, e o final da década de 80, quando afastaram-se do Centro de Formação. O objetivo deste trabalho é resgatar e analisar as principais influências que marcaram e caracterizaram a prática política e pedagógica destes assessores e sua contribuição ao processo de organização popular, enfatizando sua prática educativa que tinha por principal objetivo tornar os participantes dos movimentos populares sujeitos autônomos, capacitando-os para darem direção à sua luta pela transformação social. A atuação destes assessores e o apoio do Centro de Formação contribuíram para o surgimento e para o fortalecimento de diversos movimentos e organizações populares em Curitiba e no Paraná, favorecendo o processo de constituição destes movimentos populares como novos sujeitos sociais no cenário político da época.

ABNT:

GARCIA, Maysa Dias; BEISIEGEL, Celso de Rui. Ação educativa e movimento popular: a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.