Tese (Doutorado)
A urbanização da Vila Industrial, na zona leste de São Paulo, durante o pós-guerra – 1951/1964: um olhar sobre o modo de habitação dos trabalhadores paulistanos
Autor(a):
Estrella, Célia Maíra da Silva
Orientador(a):
Barbosa, Wilson do Nascimento
Ano de publicação:
2003
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
industrialização; participação comunitária; edifícios residenciais
Resumo:
Resumo: A questão central deste trabalho é o estudo da urbanização da Vila Industrial, que integra a formação do conglomerado suburbano de sudeste na cidade de São Paulo. Esse processo ocorreu no período compreendido entre 1951 e 1964. Essa vila foi formada graças às ações conjuntas dos seus moradores que, solidariamente, promoveram sua habitabilidade ao construir suas casas e lutar pela implantação dos serviços de consumo público junto à Prefeitura Municipal de São Paulo. Tal se verificou num período em que o Estado era intervencionista e pretendia atingir o desenvolvimento através da industrialização. Por isso, conclamava os trabalhadores a se deslocar de suas regiões de origem para ocupar os postos de trabalho nas cidades industrializadas, como São Paulo, seu locus preferido. As soluções encontradas por esses trabalhadores, permitem olhar as formas de habitação popular e de configuração da metrópole brasileira.
ABNT:
ESTRELLA, Célia Maíra da Silva; BARBOSA, Wilson do Nascimento. A urbanização da Vila Industrial, na zona leste de São Paulo, durante o pós-guerra - 1951/1964: um olhar sobre o modo de habitação dos trabalhadores paulistanos. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.