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Ação Afirmativa, Favela, Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Oliveira, Amanda Leal de

Orientador(a):

Perrotti, Edmir

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Assuntos:

serviços de informação; mediação cultural; cultura; escrita; infoeducação

Palavras-chave do autor:

apropriação cultural;cultura escrita;mediação;negociação cultural

Resumo:

Esta tese tem por objetivo contribuir para a definição e desenvolvimento do conceito de "negociação cultural", compreendido como categoria teórico-metodológica orientadora de processos de mediação voltados à apropriação da cultura escrita. Foram estudados três dispositivos culturais cujas ações estão relacionadas à mediação da escrita em contextos diversos: o Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele, localizado na zona rural de Minas Gerais; a Estação do Conhecimento Einstein-Paraisópolis, em Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo, e a Biblioteca Pública Louise Michel, localizada em um bairro da periferia de Paris/França, com forte concentração de imigrantes. Foi utilizada metodologia colaborativa, processo de construção científica baseado na interlocução entre saberes e fazeres científicos e "da ação", adotando-se, porém, perspectiva que não reduz ou sobrepõe uns aos outros. Os resultados mostram que, reconhecendo e incorporando a seus conceitos e processos os conflitos provocados pelas divergências e/ou assimetrias existentes entre os diferentes sujeitos, grupos, segmentos, categorias, matrizes socioculturais (leitores/não-leitores, tradição oral/cultura escrita), os dispositivos estudados, diferentemente de outros do mesmo teor, mais que instâncias de controle e/ou de difusão, são instâncias de negociação cultural, envolvendo sujeitos, textos e contextos em processos ativos, complexos e afirmativos de apropriação de informação e cultura, incluída aí - mas não exclusivamente - a cultura escrita. O conceito de negociação cultural aponta, portanto, para perspectivas novas, tanto em relação à apropriação da cultura escrita, como da cultura em geral. Dá mostras, ao mesmo tempo, de poder contribuir para a redefinição indispensável de práticas e conceitos de mediação cultural e seus paradigmas.

ABNT:

OLIVEIRA, Amanda Leal de; PERROTTI, Edmir. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-16102014-104805/ >.