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Ação Afirmativa, Favela

Autor(a):

Barcelos, Tomíris Forner

Orientador(a):

Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

adolescência; experiências de vida; morte; procedimento de desenhos-estórias com tema; favelas

Palavras-chave do autor:

adolescência;experiência emocional;favela;morte;procedimento desenho-estória com tema

Resumo:

Visamos, ao realizar a presente pesquisa, investigar psicanaliticamente a experiência emocional de adolescentes que defrontam-se com situações de morte de coetâneos com os quais convivem proximamente. A partir de uma rede de contatos institucionais, derivados de pesquisas anteriores, realizadas nos últimos cinco anos, obtivemos informação acerca da ocorrência de um acidente que vitimou uma adolescente. Contatamos a organização não governamental, dedicada ao cuidado de adolescentes de favelas, em que a vítima frequentava atividades grupais. Organizamos a investigação distinguindo, metodologicamente, procedimentos investigativos de configuração, registro e interpretação do acontecer com os participantes e procedimento investigativo de interlocução reflexiva. Configuramos dois tipos diferentes para esses encontros: visitas institucionais e entrevista coletiva estruturada ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Elaboramos, posteriormente, narrativas transferenciais que, consideradas conjuntamente com os desenhos e histórias, permitiram a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: Quem será o próximo?, Preso no acontecer, Mais do mesmo e Por nossa conta e risco. Finalizando o trabalho, estabelecemos interlocuções reflexivas que nos levam a considerar que a experiência de morte de coetâneos tende a ser significada em sentido que reforça crenças na impossibilidade de futuro favorável e esperançoso.

ABNT:

BARCELOS, Tomíris Forner; VAISBERG, Tania Maria Jose Aiello.A história da menina-morta: (des)esperança de adolescentes em situação de precariedade social. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-06112014-162535/ >.