ACESSAR O MATERIAL TAGS

Cultura Popular

Autor(a):

Carvalho, Marcelo Pagliosa

Orientador(a):

Minto, César Augusto

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

Educação de Jovens e Adultos; jovens (educação); política educacional; municipalização do ensino; planejamento educacional

Resumo:

Essa pesquisa analisa as políticas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvidas no Estado de São Paulo pelos governos de Mário Covas (1995-2001) e de Geraldo Alckmin (2001-2005). Procuramos cotejá-las com as propostas para o Plano Estadual de Educação de São Paulo elaboradas em 2003, em especial com a proposta do Executivo paulista. Para tanto, realizamos um breve histórico da evolução da EJA no Brasil, desde os movimentos de educação e de cultura popular e os referenciais de Paulo Freire (fins dos anos 1950 e início da década de 1960) até as principais políticas para essa modalidade de ensino desenvolvidas pelo governo federal nesse começo de século XXI. Traçamos um panorama dos aspectos gerais que marcaram as políticas educacionais adotadas nos governos paulistas, de 1995 a 2005. Em seguida, realizamos um breve estudo sobre o processo de municipalização do ensino fundamental ocorrido no Estado, neste mesmo período, com o objetivo de observar seus reflexos na EJA. Analisando os dados sobre os municípios selecionados, concluímos que esse processo não colaborou para uma elevação considerável no atendimento da EJA. Analisamos em linhas gerais os cursos presenciais de EJA que ocorrem nas escolas estaduais paulistas, os Centros Estaduais de Educação Supletiva, os Exames Supletivos e a Escola da Juventude, procurando nos ater com maior profundidade no estudo das telessalas. Finalmente, discutimos os aspectos mais gerais das duas propostas para o Plano.

ABNT:

CARVALHO, Marcelo Pagliosa; MINTO, César Augusto. A educação de jovens e adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.