Dissertação (Mestrado)
A constituição de subjetividades legitimadoras das desigualdades de gênero: um estudo a partir de referenciais da Psicologia e Educação
Autor(a):
Stach-Haertel, Brigitte Ursula
Orientador(a):
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
moral (psicologia); cognição (formação); gênero (substantivo) (aspectos sociais); adolescência
Palavras-chave do autor:
adolescentes das camadas populares urbanas;modelos organizadores de pensamento;psicologia moral;socialização de gênero
Resumo:
Este trabalho se insere na área da Psicologia Moral buscando investigar crenças e valores referentes à socialização de gênero, pautados nas representações de adolescentes, de camadas populares urbanas. Pesquisa realizada com pouco mais de duzentos jovens, entre onze e quinze anos de idade, de ambos os sexos, em uma unidade escolar da rede pública municipal na zona norte da cidade de São Paulo. Utilizou como ferramenta um questionário contendo dez afirmações incompletas que em sua primeira parte sugeriam associações aos papéis sociais, tanto em relação às feminilidades, quanto às masculinidades, complementados por conflitos de interesses, primeiramente entre pares do sexo oposto e posteriormente por parceiros de mesmo sexo. Aplicada a análise a partir dos referenciais dos modelos organizadores de pensamento às respostas dadas, foi possível identificar a idéia central a partir da qual se ancoraram as percepções dos jovens nas diferentes afirmativas. Os resultados obtidos demonstram que, ainda que meninas e meninos reconheçam, desde muito cedo, o mundo composto por seres sexuados, o fazem sem estabelecer juízo de valor. Entretanto, em certo estágio da puberdade, especialmente a partir dos treze anos, parcela das jovens e dos jovens, introduz variáveis que suspendem, de algum modo, a igualdade natural entre os sexos estabelecendo hierarquias e subordinações que denunciam uma valoração, gradativa e díspar, dos papéis sociais relativos ao gênero.
ABNT:
STACH-HAERTEL, Brigitte Ursula; ARAUJO, Valeria Amorim Arantes de. A constituição de subjetividades legitimadoras das desigualdades de gênero: um estudo a partir de referenciais da Psicologia e Educação. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032010-095157/ >.