Pós-Graduação
Etnografias Urbanas: Fronteiras, Economias e Afetos
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Área de concentração:
Antropologia Social
Departamento:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Docente(s) responsável(is):
Silvana de Souza Nascimento
Objetivos:
O curso tem como objetivo promover o diálogo entre antropologia urbana e outras áreas da produção antropológica, no intuito de realizar reflexões sobre escalas e naturezas de cidades na sua relação com formas econômicas e circulação do dinheiro, produção de gênero e das sexualidades, Estado e governamentalidades, fronteiras étnicas, territoriais, corporais, modos de violência e produção de ilegalismos. Uma das fontes de reflexão empírica para a disciplina serão pesquisas em andamento que tem no centro articulações entre dinheiro, mobilidades, gênero, sexualidade e beleza em contextos urbanos e fronteiriços.
Justificativa:
A produção de conhecimento no campo da antropologia no mundo contemporâneo tem exigido a possibilidade de construção de novas concepções teóricas e metodológicas que transbordam as fronteiras entre áreas de pesquisa como antropologia urbana e estudos sobre gênero e sexualidade, antropologia da cidade e antropologia do corpo, etnologia e antropologia. Nesse sentido, é preciso aprofundar a reflexão a respeito de como a antropologia tem construído modelos teóricos sobre “cidades”, em suas múltiplas manifestações e escalas, e trabalhar por meio de deslocamentos de perspectivas, observando como essa categoria se relaciona com a de gênero, de corporalidade, de território, violência, etc.
Programa:
Módulo 1: Fronteiras da e na cidade: escalas, processos de urbanização, campo e cidade, pueblos e florestas, mobilidades, trânsitos transnacionais, entrecidades, estradas, rios. Módulo 2: Cidade, gênero e sexualidade: geografias feministas, economias sexuais, cartografias do desejo, modos de circulação e de produção, contrastes urbano/rural (entre outros) para a vivência da sexualidade, violência de gênero e cidade. Módulo 3: Economias e ilegalismos: formas de violência urbana, tráfico e uso de drogas, circulação de pessoas, objetos e afetos, acesso e circulação do dinheiro, “contrabando”.