ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

Área de concentração:

Enfermagem Psiquiátrica

Departamento:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Docente(s) responsável(is):

Lucas Pereira de Melo

Objetivos:

O curso objetiva promover reflexões teóricas e metodológicas concernentes aos marcadores sociais da diferença (classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, geração, local de origem/moradia, deficiência, etc.) como sistemas de classificação social que produzem sujeitos, experiências, corpos e identidades específicas, permeados por relações de poder e de resistência. Esses marcadores serão pensados de maneira interseccional, notadamente nas relações de mediação construídas entre profissionais e usuários dos serviços de saúde com vistas à produção do cuidado em saúde.

Justificativa:

O curso se justifica por oferecer aos pós-graduandos oportunidade de socialização de conhecimentos, trocas de experiências e, consequentemente, a construção de um saber em saúde criticamente fundamentado e alinhado com o princípio da equidade, um dos marcos do Sistema Único de Saúde. Além disso, permitirá o aprofundamento teórico e metodológico de questões relativas aos seus objetos de estudo.

Programa:

UNIDADE I: Identidade e diferença: produção social da diferença; identidade, alteridade e diferença; o monólogo etnocêntrico; o outro – uma ausência permanentemente presente; UNIDADE II: Cuidado em saúde como mediação: o cuidado em saúde na perspectiva das ciências sociais e humanas em saúde e da enfermagem; saberes populares, saberes profissionais e mediação; cuidado, diferenças e diversidade cultural. UNIDADE III: Marcadores sociais da diferença: perspectivas teóricas e metodológicas; interseccionalidade; marcadores sociais de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, geração, local de origem/moradia, deficiência; mecanismos de dominação, estratégias de resistências. UNIDADE IV: Marcadores sociais da diferença, a pesquisa e a atenção à saúde: nesta unidade serão realizadas análises que interseccionem diversos marcadores sociais e fortaleçam a problematização da diferença nos projetos de pesquisa.