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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Área de concentração:

Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

Departamento:

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Docente(s) responsável(is):

Luis Guilherme Galeão da Silva, Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna, Edilamar Galvao da Silva

Objetivos:

Analisar as diferentes propostas teóricas da Produção Partilhada do Conhecimento e da Psicologia Comunitária, em interação com os processos e práticas da produção de comunicação. Identificar o impacto das tecnologias da comunicação no âmbito da produção interdisciplinar do conhecimento, sobretudo, em suas expressividades estéticas, sociais, políticas e tecnológicas. Possibilitar e ampliar a criação e expansão de redes sociais, do reconhecimento social e a produção partilhada do conhecimento entre Comunidades e Universidade. Discutir as práticas da produção partilhada do conhecimento e da psicologia comunitária quanto ao protagonismo dos participantes das comunidades na produção partilhada do conhecimento e no estabelecimento de demandas e propostas de intervenções que visem o fortalecimento comunitário. Discutir a comunicação e a experiência do reconhecimento social, do lugar de fala e das experiências comuns.

Justificativa:

Nos últimos vinte anos a área Interdisciplinar vem sofrendo profundas mudanças, causado pela crescente necessidade de relacionar pesquisas e ações sociais. A profunda renovação dos meios de comunicação, a crescente socialização da comunicação reticular e, até mesmo, a necessidade de renovação da expressividade estética da produção de conhecimento na área interdisciplinar, são algumas das características contemporâneas que justificam a abordagem em questão. As demandas por reconhecimento social, enfrentamento da interseccionalidade dos marcadores de opressão: raça/etnia, gênero, classe social, orientação sexual, em suas territorialidades criaram objetivos comuns de ação social necessariamente interdisciplinares. Outro fator importante está calcado no encontro entre as áreas de Comunicação, Estética e Psicologia Comunitária, sobretudo, por meio do enfrentamento das relações epistemológicas entre princípios filosóficos, teóricos, metodológicos e técnicos. Este conjunto de relações nos alerta para a importância de, na área interdisciplinar, não tratarmos nenhuma realidade por meios metodológicos ou técnicos à revelia de princípios e orientações teórico-filosóficas que orientem a ação e a pesquisa no sentido do enfrentamento das desigualdades.

Programa:

O eixo temático explorará as relações entre reflexões teórico-filosóficas no âmbito interdisciplinar (Comunicação, Protagonismo Social e Psicologia Comunitária) e os processos de criação/produção do conhecimento entre Comunidades e Universidades. Este enfoque vem se mostrando necessário para a abordagem de certas questões das mídias contemporâneas, que envolvem as relações entre teoria, métodos, produtos e processos de criação. Durante o curso serão analisadas criações hipermidiáticas, tanto em seus suportes tradicionais quanto por meio da exploração dos recursos reticulares na internet. Essas questões estão relacionadas às intervenções e demandas doas próprias pessoas que são afetadas por marcadores vulnerabilidade e buscam: o reconhecimento, o fortalecimento comunitário em produções compartilhados de comunicação e conexões em redes. Sequência temática: 1. Apresentação do programa; 2. A historicidade dos princípios teórico-filosóficos da Produção Partilhada do Conhecimento e da Psicologia Comunitária; 3. A historicidade dos princípios teóricos e práticos do Reconhecimento Social e constituição de espaços e demandas comuns entre grupos sociais e identitários diversos 4. Princípios teóricos da pesquisa partilhada: comunidade e universidade; 5. A estrutura reticular da expressividade digital e audiovisual da linguagem: colaborações interdisciplinares; 6. A historicidade da ruptura e da retomada da aproximação entre estética e conceito; 7. Demandas por intervenções e ações sociais nas comunidades socialmente vulneráveis e grupos; 8. Elaboração coletiva de formas e conteúdos mediados por reconhecimento social, participação e fortalecimento comunitário; 9. A contemporaneidade das espumas; 10. A diversidade taxionômica dos níveis de compreensão: a visão em paralaxe; 11. Análise das práticas hipermidiáticas de produção do conhecimento; 12. Trabalho prático: planejamento; 13. Trabalho prático: primeiras montagens; 14. Finalização das atividades práticas 15. Encerramento do curso e apresentação dos resultados relacionando teoria e trabalho prático.