Pós-Graduação
Prevenção de Agravos, Promoção da Saúde e Redução de Vulnerabilidade: Evolução Histórica dos Conceitos e Oportunidades de Práticas Interprofissionais
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Área de concentração:
Saúde Coletiva
Departamento:
Faculdade de Medicina
Docente(s) responsável(is):
Andre Mota, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Objetivos:
Apresentar pressupostos teóricos e implicações práticas no processo de emergência histórica e desenvolvimento dos conceitos de História Natural da Doença/Níveis de Prevenção, Promoção da saúde e Vulnerabilidade. Valorizar o uso de diversas formas de arte como instrumento de educação/reflexão sobre as práticas de prevenção de agravos, promoção da saúde e redução da vulnerabilidade. Reflexão sobre o envolvimento e desafios para a equipe interprofissional na oferta das ações de prevenção de agravos, promoção da saúde e redução da vulnerabilidade.
Justificativa:
Iniciativas internacionais (OMS) e nacionais (Pró-Saúde) têm como um dos objetivos reorientar a formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença. O entendimento conceitual, bem como a compreensão das raízes históricas e sociais que justificam a ênfase na atenção básica e nas estratégias de promoção da saúde e redução de vulnerabilidades faz-se preemente para sustentar tal reorientação. Também no contexto global e local, são propostas transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem. Vários autores falam da oportunidade da arte (em suas diversas formas) como recurso pedagógico. A OMS por sua vez ressalta que o aprender juntos é o caminho para trabalhar por uma saúde melhor.
Programa:
O foco do programa versa sobre a emergência histórica dos conceitos de multicausalidade, História Natural das Doenças e Níveis de Prevenção. Referencial internacional e nacional sobre a promoção da saúde. Discussão do conceito de vulnerabilidade e construção de redes (intersetorialidade). Articuladamente, é examinado o papel das disciplinas e profissões da saúde nas 3 abordagens (prevenção, promoção e vulnerabilidade), assim como das novas estratégias pedagógicas aplicadas ao campo da comunicação em saúde. Programação das aulas Aula 1: apresentação grupo de alunos + Trajeto Espaço de memória até museu FMUSP. Apresentação da proposta da disciplina. Aula 2: Exposição sobre história da causalidade até História Natural das Doenças. Discussão conceitual sobre papel das disciplinas e profissões da saúde na prevenção de doenças. Aula 3: Retomada da aula anterior + Aula sobre referencial internacional de promoção da saúde. Discussão sobre colaboração entre profissionais para a promoção da saúde. Aula 4: Retomada da aula anterior + Aula sobre referencial nacional de promoção da saúde. Discussão sobre colaboração entre profissionais. Aula 5: Retomada da aula anterior. Discussão do conceito de vulnerabilidade e construção de redes (intersetorialidade). Aula 6: Seminários dos alunos + auto avaliação