Pós-Graduação
Gestão em Saúde e Comunicação Humana
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]
Área de concentração:
Processos e Distúrbios da Comunicação
Departamento:
Faculdade de Odontologia de Bauru
Docente(s) responsável(is):
Adriane Lima Mortari Moret, Simone Aparecida Lopes Herrera, Wanderléia Quinhoneiro Blasca, Kelly Cristina Alves Silverio
Objetivos:
Desenvolver as competências profissionais dos pós-graduandos para atuarem na gestão de serviços inseridos na saúde pública, suplementar e do terceiro setor. Operacionalizar o pós-graduando para a melhoria dos serviços na área da saúde e comunicação humana, por meio da compreensão dos desafios em diferentes cenários e das ferramentas disponíveis para resolução de problemas. Desenvolver visão estratégica dos serviços, a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor de saúde e comunicação humana e de suas unidades produtivas focadas em qualidade. Apresentar processos de inovação e empreendedorismo apropriados para a área da saúde e comunicação humana.
Justificativa:
Essa disciplina permite ao pós-graduando conhecer a realidade, desafios e estratégias de Gestão de Organizações do Setor Público, Suplementar e do Terceiro Setor (Hospitalares, Sistemas de Saúde, Clínicas, Consultórios, Laboratórios, Operadoras, Seguradoras de Saúde, Organizações Não-Governamentais e Organizações Sociais). Dessa forma, terá condições de gerenciar sua atuação na saúde pública, suplementar ou no terceiro setor, administrando assim sua própria carreira.
Programa:
Modelos de atenção e gestão em saúde pública, suplementar e do terceiro setor. Instrumentos de gestão, planejamento e resolução de problemas em saúde pública, suplementar e do terceiro setor. Financiamento da política e do sistema de saúde: responsabilidades por níveis, fontes de receita, fundos de saúde, custeio e gastos dos serviços. Gestão de pessoas e processos de trabalho em saúde e comunicação humana. Visão estratégica em empreendedorismo e inovação em saúde e comunicação humana.