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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

Departamento:

Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas

Docente(s) responsável(is):

Lucas Pereira de Melo,

Objetivos:

O objetivo da disciplina é compreender conceitos sociológicos introdutórios e, a partir disso, analisar as diversas formas pelas quais categorias sociológicas informam, modelam e explicam os fenômenos concernentes ao processo saúde-doença na sociedade contemporânea, bem como aspectos relativos à Enfermagem como profissão.

Programa:

A disciplina está organizada em dois momentos: o primeiro, destinado à abordagem de conceitos introdutórios da sociologia; e o segundo, voltado às análises sociológicas que tomam o processo saúde-doença e a profissão de Enfermagem como objetos. 1. A sociologia como uma ciência social. 2. Instituições sociais e papéis sociais. 3. Socialização: o indivíduo na sociedade e a sociedade no homem. 4. Estratificação social, desigualdade e classe. 5. A sociologia da saúde no Brasil. 6. A saúde como processo social. 7. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”. 8. O hospital como organização social. 9. Estigma e doença. 10. Marcadores sociais da diferença. 11. Marcadores sociais da diferença e acesso aos serviços de saúde. Saberes Cognitivos: 1. A sociologia como uma ciência social. a. Conceituação; b. Histórico: origem e pioneiros; c. Objeto da sociologia: Durkheim, Weber e Marx. 2. Instituições sociais e papéis sociais. a. Conceituação; b. Características fundamentais de uma instituição: a exterioridade, a objetividade, a coercitividade, a autoridade moral e a historicidade; c. Instituição família e parentesco; d. Instituições religiosas; e. Instituições políticas; f. Instituições econômicas; g. Educação. 3. Socialização: o indivíduo na sociedade e a sociedade no homem. a. A interiorização da sociedade; b. A socialização primária; c. A socialização secundária; d. Assimilando uma identidade; e. A conservação e a transformação da realidade subjetiva; f. A socialização secundária e a formação da identidade da enfermeira. 4. Estratificação social, desigualdade e classe. a. A estratificação social; b. A mobilidade social; c. Castas, estamentos e classes sociais; d. A questão da desigualdade social. 5. A sociologia da saúde no Brasil. a. Escopo; b. Histórico; c. A produção científica brasileira – principais objetos; d. Contribuições da sociologia para o campo da saúde, em geral, e da enfermagem, particular. 6. A saúde como processo social. a. O caráter histórico da saúde e da doença; b. Modos de produção, trabalho e formas de adoecimento; c. Desigualdade social em saúde; d. A produção social da saúde e da doença; e. Saúde, controle e gestão da vida: medicalização, biomedicalização, farmaceuticalização e aprimoramento. 7. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”. a. Relação profissional-doente e distância social; b. Relação profissional-doente e comunicação; c. As categorias da percepção dos profissionais; d. As estratégias dos profissionais; e. O curandeiro; f. Relação profissional-doente e nível de instrução. g. Expert patient 8. O hospital como organização social. a. Desenvolvimento histórico-social do hospital: séculos XVIII e XIX; b. Relações entre modelo biomédico e o hospital moderno; c. Poder e discurso institucionais no hospital moderno; d. Processo de trabalho e rotinização das práticas em saúde; e. Os agentes e suas agências no hospital moderno; 9. Estigma e doença. a. Definição; b. Estigma e identidade social; c. Estigma na experiência com enfermidades; d. Estratégias de enfrentamento do estigma e ativismo biossocial em saúde. 10. Marcadores sociais da diferença. a. Gênero; b. Sexualidade; c. Raça/etnia; d. Classe; e. A perspectiva interseccional nas análises da diferença. 11. Marcadores sociais da diferença e acesso aos serviços de saúde. a. Racismo institucional; b. Violência de gênero nos serviços de saúde: o caso da violência obstétrica e dos direitos reprodutivos; c. Iniquidades no acesso a serviços de saúde de pessoas LGBT; d. Saúde da população indígena. Saberes Procedimentais: 1. Realiza atividades e discussões que lhe possibilita o exercício da reflexão, da autorreflexão e do raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem. 2. Exercita a empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 3. Utiliza os saberes cognitivos socializados na disciplina para o aprimoramento das suas habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 4. Faz intervenções nas discussões em sala de aula levando em consideração aspectos macrossociais que informam e modelam situações microssociais (interações sociais, comportamentos, normas institucionais, etc.). 5. Apresenta argumentos para discutir questões relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem que consideram os determinantes sociais desses fenômenos e práticas. 6. Relaciona-se em sala de aula adotando posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas. Saberes Atitudinais: 1. Pratica a reflexão, a autorreflexão e o raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem. 2. Adota posturas de empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 3. Aprimora as habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 4. Demonstra interesse nas narrativas das pessoas (usuários, profissionais, familiares, etc.) com vista à compreensão de sua história e contexto de vida. 5. Demonstra interesse em compreender os aspectos macrossociais que se expressam nas questões e nas práticas relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem. 6. Demonstra posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas (usuários, profissionais, familiares, colegas de turma, docentes, etc.). 7. Demonstra capacidade de negociar com o usuário e sua rede de apoio social em situações de produção de cuidados de enfermagem, considerando os determinantes sociais. Método de ensino: Aulas expositivas, seminários, leituras dirigidas, trabalhos em pequenos grupos, discussões de vídeos e filmes, role playing, júris simulados, produção de trabalhos escritos e outras estratégias de ensino-aprendizagem centradas no estudante.