ACESSAR A EMENTA TAGS

Docente(s) responsável(is):

Débora Cristina Piotto

Objetivos:

Discutir a construção de histórias de sucesso escolar nas camadas populares e a participação da escola nesse processo por meio da análise de trabalhos sobre trajetórias escolares prolongadas em meios populares. Discutir também aspectos subjetivos presentes em histórias de longevidade escolar.

Justificativa:

A produção do fracasso escolar e a participação da escola nesse processo tem sido objeto de investigação, no Brasil, desde o início dos anos 1980, sendo grande a produção acadêmica na área. Ao contrário, a discussão sobre a construção do sucesso escolar é bastante incipiente no campo científico . Os primeiros trabalhos que procuram transformar trajetórias prolongadas de escolarização nas camadas populares – entendidas como a permanência no sistema escolar até o ensino superior – em objeto de estudo começam a surgir a partir da década de 1990. Tais investigações analisam principalmente os processos que permitiram a jovens provenientes das camadas populares o ingresso no ensino superior, por meio, sobretudo, da pesquisa sobre as práticas familiares de escolarização. Assim, a disciplina proposta analisará contribuições dessas pesquisas para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares bem como discutirá outros aspectos relativos aos estudos sobre a presença do estudante pobre na universidade. Em especial, a disciplina buscará refletir sobre a participação da escola na construção de trajetórias escolares bem sucedidas nas camadas populares bem como sobre aspectos subjetivos presentes nessas histórias.

Programa:

Contribuições dos estudos sobre trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares para a compreensão do sucesso escolar Desafios para a investigação sobre o sucesso escolar nas camadas populares A participação da escola na construção de trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares Aspectos subjetivos presentes em trajetórias de longevidade escolar Elementos teóricos subsidiários para a discussão sobre a escola e o sucesso escolar.