Trevisan, Nilton

Tramontano, Marcelo Cláudio

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

tecnologia da informação; redes de informação; sociedade da informação; software livre

inclusão digital;redes digitais;software livre;tecnologias da informação e comunicação;telecentros

O foco principal desta pesquisa foi a análise de experiências que utilizam as atuais tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, de modo a promover a inclusão digital de comunidades menos favorecidas no Brasil e no mundo. Foram abordadas experiências em comunidades espacialmente referenciadas, ou seja, comunidades concretas que se comunicam também no espaço virtual. Pretendeu-se analisar o modelo de inclusão digital através dos chamados telecentros, utilizados amplamente em vários países, e de algumas experiências significativas que ultrapassem este modelo. Buscou-se, além disso, compreender os mecanismos da chamada "inclusão digital", sua ligação com a chamada inclusão social e meios para promovê-la, como por exemplo, o uso de software livre e desenvolvimento de tecnologias mais simples e acessíveis.

TREVISAN, Nilton; TRAMONTANO, Marcelo Cláudio. Por mares nunca dantes navegados: estudos para a inclusão da população de baixa renda na sociedade da informação 2005.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-20092005-175525/ >.