Silva, Gustavo Souza da

Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

documentário; produção cinematográfica; direção cinematográfica; autoria (cinema); análise de conteúdo; filmes

autoria;cotidiano;documentário;estética;periferia;política

Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê- se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e opções estéticas. Diante dessa multiplicidade, o foco desta pesquisa volta-se para os documentários, pois essa modalidade fílmica tem uma importância vital nessa produção. Quarenta documentários realizados entre 2000 e 2010 compõem o corpus da tese, evidenciando, também, uma diversidade de pontos de vista sobre pessoas, espaços, histórias, sociabilidades. Partindo da ideia de que o ponto de vista no cinema remete tanto à significação do plano como à sua exteriorização, por meio da análise desses filmes formulo como hipótese a ideia de que estética, cotidiano e política estruturam os pontos de vista da produção documental periférica. Para testar essa premissa, a ferramenta metodológica utilizada é a análise fílmica que privilegia imagem, texto e som. A discussão sobre estética, cotidiano e política acena para a necessidade de se debater a questão da autoria e as composições do documentário – dois pontos importantes para o entendimento das dinâmicas de produção e efeitos de sentido dos documentários de periferia.

SILVA, Gustavo Souza da; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-23092011-192558/ >.