ACESSAR A EMENTA TAGS

Docente(s) responsável(is):

Betzabeth Slater Villar, Patrícia Constante Jaime

Objetivos:

A disciplina objetiva: familiarizar os alunos com o cenário das políticas públicas de alimentação e nutrição do Brasil; apresentar e analisar as políticas públicas de Alimentação e Nutrição no Brasil; analisar a operacionalização das políticas de alimentação e nutrição frente ao quadro epidemiológico, social e político; analisar a gestão e operacionalização dos programas de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Justificativa:

O conhecimento e análise do histórico e do cenário atual das políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil capacitará o aluno de pós-graduação a refletir criticamente sobre o quadro epidemiológico e nutricional e sobre as possibilidades de intervenção em saúde pública, voltadas à garantia dos Direitos Humanos à Saúde e à Alimentação Adequada.

Programa:

Conceituação de políticas públicas: planejamento, elaboração, gestão e avaliação. Ciclo das políticas públicas. Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição no Brasil: histórico, conteúdos e operacionalização. Direito Humano à Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS). Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Politica e Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). A intersetorialidade nas políticas e programas de alimentação e nutrição em saúde pública: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e Programa Bolsa Família (PBF).