ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

Área de concentração:

Enfermagem em Saúde Pública

Departamento:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Docente(s) responsável(is):

Pedro Fredemir Palha, Aline Aparecida Monroe

Objetivos:

Analisar os elementos da formulação das políticas de proteção social e de saúde, bem como os processos que influenciam na transferência destas entre entes federados. Analisar as políticas e sistemas de saúde na perspectiva dos dilemas entre sistemas universais e cobertura universal de saúde. Analisar políticas exitosas de proteção social na relação entre Estado e Sociedade Civil. Analisar os desafios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como eixo organizador das Redes de Atenção à Saúde e, Analisar o setor saúde contemporâneo no Brasil, as perspectivas e os desafios.

Justificativa:

O Programa de Pós-Graduação (PPG) Enfermagem em Saúde Pública é reconhecido pela sua excelência no âmbito nacional e internacional, cuja trajetória vem se consolidando como um espaço interdisciplinar e multiprofissional na formação de recursos humanos visando a produção e disseminação de conhecimentos no campo das políticas e intervenções em saúde, em resposta às necessidades e transformações sociais e de saúde. O conteúdo programático da disciplina aborda temas contemporâneos relacionados às políticas de proteção social e de saúde, com ênfase nas relações entre Estado, Sociedade Civil e Mercado. Assim, a disciplina contribui com o fortalecimento da área de concentração Enfermagem em Saúde Pública e as linhas de pesquisa do PPG Enfermagem em Saúde Pública. Proporciona um ambiente de aprendizado e de discussão de experiências que permitem refletir sobre a complexidade e os desafios na formulação e transferência de políticas de proteção social e de saúde. Adicionalmente, busca-se a interlocução e a participação de convidados nacionais e internacionais para a consolidação de parcerias e a qualificação do ensino ofertado.

Programa:

Estuda as políticas de proteção social e de saúde. Identifica as relações entre Estado, Sociedade Civil e Mercado. Analisa os dilemas e tensões entre sistemas universais e cobertura universal de saúde. Analisa o papel da Atenção Primária à Saúde nas Redes de Atenção à Saúde, considerando os aspectos conjunturais das políticas de saúde contemporâneas.