Sanchez, Janina Moquillaza

Favaretto, Celso Fernando

Faculdade de Educação [FE]

artes (estudo e ensino); educação artística

Este trabalho se desenvolve sob uma abordagem de investigação etnográfica, focalizando experimentos sobre o ensino de arte, realizados no período de março a outubro de 2001. O objetivo desses experimentos formou-se pela professora W. e por seus alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental: 160 crianças de 10 a 14 anos de uma escola pública e 120 de outra, situadas na periferia de São Paulo. O objetivo principal foi o de explicar, através de experiências práticas e reflexões teóricas, a atuação da professora no ensino de arte, a partir dos princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Buscou-se identificar o estado em que se encontra o ensino da arte. Procurou-se as teorias que possibilitassem à professora um desempenho com mais confiança. Buscou-se o quanto e como a prática dos ensino de arte poderá contribuir sobre si mesmo e seu próprio universo ao mesmo tempo em que ele reconhece e valoriza significados e relações coletivas e culturais.

SANCHEZ, Janina Moquillaza; FAVARETTO, Celso Fernando. O significado da arte na educação. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.