Bezerra, Keli Mota

Domite, Maria do Carmo Santos

Faculdade de Educação [FE]

matemática (estudo e ensino); etnomatemática; ensino e aprendizagem; escola pública; periferia (educação)

conhecimento prévio;educação matemática;escuta;etnomatemática;periferia

O presente trabalho tem por objetivo compreender em que extensão os professores de matemática estão atentos para o potencial de um trabalho pedagógico que leve em conta o contexto sócio-geográfico-cultural nos processos de educação escolar. Na busca por evidências fundamentada na escuta freireana e na postura etnomatemática uma análise de cunho qualitativo - utilizei as manifestações de 15 professores e professoras das escolas municipais da região de Perus diante de questões previamente preparadas pela pesquisadora. Significados foram atribuídos às manifestações desses professores numa trajetória de convergência, ficando assim evidente que, por um lado, há pouco ou nenhuma atenção por parte dos professores em atribuir valor à atitude de levar em conta os conhecimentos primeiros dos educandos. Por outro lado, outras questões - implícitas no trabalho como um todo - foram colocadas, mas não suficientemente explícitas ou configuradas em termos de conteúdo, para uma possível discussão crítica.

BEZERRA, Keli Mota; DOMITE, Maria do Carmo Santos. O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/ >.