Dos Santos, Danilo Brich

Negrelos, Eulalia Portela

Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]

cidades; espaço urbano; habitação; conjuntos habitacionais

cidade;Cohab-RP;espaço urbano;habitação;Ribeirão Preto

O trabalho é um estudo sobre o papel da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB-RP), principal agente público promotor de habitação na região, na produção do espaço urbano em Ribeirão Preto (SP) e busca refletir sobre as contradições sociais recentes da cidade a partir das relações com os episódios mais marcantes de sua urbanização. Massivos e concentrados nas periferias da Zona Norte, os conjuntos habitacionais produzidos pela COHABRP entre 1970 e 1996 são evidências materiais contundentes da atuação desequilibrada da empresa na cidade e seu estudo fornece elementos analíticos importantes para os debates envolvendo a urbanização de Ribeirão Preto e o papel do Estado na produção do espaço urbano.

DOS SANTOS, Danilo Brich; NEGRELOS, Eulalia Portela. O papel da COHAB-RP na produção do espaço urbano em Ribeirão Preto (SP). 2017.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-12012018-111023/ >.