Mendonça, Marcos

Arelaro, Lisete Regina Gomes

Faculdade de Educação [FE]

cidadania; relação escola-família; educação popular; escola pública; movimentos sociais

Trata-se de levantamento documental, de cunho sócio-histórico, que tem como objetivo registrar e analisar a experiência de participação popular do Fórum de Educação da Zona Leste, movimento social que luta pela extensão dos direitos educacionais na região leste da Cidade de São Paulo. Relata a luta do movimento contra a implementação das políticas educacionais na região a partir de 1993, pelo governo do Estado de São Paulo e pela prefeitura da Cidade de São Paulo. Analisa o Fórum de Educação da Zona Leste FZL como um movimento de participação popular que entre os anos de 1993 a 2002 tem sido um instrumento de construção de uma escola pública de qualidade, inspirada nos princípios de liberdade, autonomia, cidadania ativa destinada a atender às necessidades fundamentais da população dessa região da cidade de São Paulo. Registra todo o esforço que o FZL tem feito para produzir um processo de planejamento educacional com a participação de educadores, alunos, pais, sociedade civil e agentes governamentais ao mesmo tempo em que os responsabiliza pela execução do Plano Local de Desenvolvimento Educativo. O trabalho procura fazer uma reflexão crítica acerca da experiência, buscando produzir conhecimentos que possam fundamentar novas experiências correlatas de participação popular.

MENDONÇA, Marcos; ARELARO, Lisete Regina Gomes. O Fórum de Educação da Zona Leste: participação e cidadania na luta por uma escola de qualidade. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.