ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Faya, Odymara Elaine Neves

Orientador(a):

Paganini, Wanderley da Silva

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

qualidade de vida; ecossistemas de mangue; saneamento básico; habitação; áreas de pobreza; questionários; epidemiologia descritiva

Palavras-chave do autor:

manguezal;qualidade de vida;saneamento básico

Resumo:

A transformação do manguezal em aglomerados subnormais com diferentes características construtivas (palafitas e imóveis consolidados) redunda não só em problemas de saneamento básico e ambiental, mas também, na degradação de um valioso ecossistema. O conhecimento das diferenças sanitárias dos distintos nichos de estudo, e a comparação da qualidade de vida e saúde das populações residentes nesses locais com a realidade de moradores da área convencional, proporciona um panorama das condições insalubres às quais estão expostos. A compreensão da dinâmica construtiva, das deficiências presentes no saneamento básico e ambiental, a percepção das pessoas em relação às barreiras e condições sanitárias, e a constatação do desconhecimento dos habitantes quanto à possível redução dos impactos ambientais negativos à sua saúde e à qualidade de vida são parte dos resultados deste estudo. Enquanto persistir a necessidade dessas populações residirem em áreas com urbanização precária ou inexistente, há que se proporcionar soluções que minimizem a sua vulnerabilidade à ocorrência de agravos, ressaltando-se a implantação de saneamento, com ênfase na implementação de barreiras sanitárias não estruturadas, garantindo, assim, melhorias nas condições de vida e saúde dos habitantes dessas áreas.

ABNT:

FAYA, Odymara Elaine Neves; PAGANINI, Wanderley da Silva. O efeito das ações de saneamento em aglomerados subnormais no litoral. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-20102014-083309/ >.