Cogo, Denise Maria

Rocha, José Carlos

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

rádio comunitária

Este trabalho tem como proposta a sistematização e reflexão sobre questões que envolvem o uso dos alto-falantes como emissora popular no brasil. Conhecidas como rádios populares, rádios comunitárias ou radiadores, ao estruturarem programações próximas as das emissoras convencionais, as experiências com cornetas ou alto-falantes se expandem no país a partir da década de 80, especialmente nas periferias das grandes cidades. A partir de uma retrospectiva histórica sobre a comunicação popular e sobre o uso do rádio comunitário na América Latina, e elaborado um quadro quantitativo e alto-falantes como emissora popular no Brasil, incluindo uma retrospectiva histórica sobre a origem das rádios populares e relatos sobre experiências desenvolvidas hoje em diversas regiões brasileiras. São retomadas, além disso, as atuais propostas de articulação nacional e regional das rádios populares. Tudo isso culmina com o levantamento e análise das principais questões que envolvem o trabalho com os alto-falantes: capacitação, qualificação técnica, profissionalismo, integração com os movimentos populares, formatos, articulação de experiências, relação com a comunicação massiva, relação entre comunicação e cultura.

COGO, Denise Maria; ROCHA, José Carlos. No ar.. Uma rádio popular (uso dos alto-falantes como emissora popular no Brasil). 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.