Sotero, Edilza Correia

Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

ensino superior (análise); universidade; negros; política educacional; democratização do ensino; estudantes universitários (análise)

ação afirmativa;ensino superior;estudantes negros;prouni;trajetória educacional

Nesta dissertação, analiso trajetórias de estudantes negros da cidade de Salvador que, para obtenção do diploma de nível superior no curso de Administração, desenvolvem diferentes estratégias, dentre elas: a escolha por ingressar em instituições de ensino públicas ou privadas, com o benefício da política de cotas ou do ProUni. Situo a pesquisa em um contexto de crescimento de vagas e matrículas em todo o Brasil e, especialmente no estado da Bahia, o que contribui para o crescimento da hierarquização nesse nível de ensino. Com base nesses fatos, procuro compreender em que medida a escolha por uma ou outra forma de ingresso corresponde a diferenças na trajetória e/ou nas expectativas dos estudantes de inserção no mercado de trabalho e ascensão social.

SOTERO, Edilza Correia; GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Negros no ensino superior: trajetória e expectativas de estudantes de administração beneficiados por políticas de ação afirmativa (ProUni e Cotas) em Salvador2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-12032010-124322/.