Nascimento, Regina Aparecida

Santilli, Maria Aparecida Campos Brando

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

literatura de expressão portuguesa

O objetivo deste trabalho é o de reunir elementos relevantes para se estudar a literatura de ficção afro-feminina, contribuindo com subsídios para a caracterização do universo textual afro-feminino, particularmente acerca das relações raciais e de gênero. O estudo contextualiza as condições históricas e sócio-culturais das quais se desenvolveram as literaturas modernas dos PALOP. Discute a literatura de Cabo Verde, focalizando as etapas de sua formação, principais linhas temáticas e influências literárias. Conceitos e classificações sobre literatura "marginal" são apresentados e as principais características das literaturas africana, "negra" e "feminina", são também discutidas. Toma como objetivo de estudo a obra da contista cabo-verdiana Orlanda Amarilis. Analisa, em linhas gerais, as narrativas que constituem os volumes Cais do Sodré té Salamansa, Ilhéu dos Pássaros e A Casa dos Mastros, promovendo um estudo comparativo das personagens femininas e das relações raciais e de gênero. Os volumes estudados se mostraram comprometidos com a representação das especificidades do contexto cabo-verdiano, os textos estruturados sob uma ótica feminina e sensíveis a causa da mulher na sociedade atual. Acreditamos que a literatura de Orlanda Amarilis se preste como ponto de partida para se estudar com relevo a questão feminina e étnica na literatura cabo-verdiana.

NASCIMENTO, Regina Aparecida; SANTILLI, Maria Aparecida Campos Brando. Mulher cabo-verdiana: relações raciais e de gênero na obra Orlanda Amarilis. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.