Ghanem, Elie

Paro, Vitor Henrique

Faculdade de Educação [FE]

ensino público; educação popular

gestão escolar;movimentos populares;qualidade da educação

Analisa a influência que as lutas populares de bairro podem ter no tipo de participação da população na escola pública, especialmente nos aspectos relativos a gestão. Traça a configuração das principais lutas reivindicatórias ocorridas a partir da década de 70, na região da capela do socorro, zona sul no município de São Paulo. O cenário em que se desenvolveram essas mobilizações e constituído por dados demográficos e socioeconômicos, bem como aqueles atinentes ao processo de urbanização. Identifica as formas associativas típicas das camadas populares moradoras da periferia: as sociedades amigos de bairro (sabs) e as comunidades eclesiais de base (cebs), da igreja católica. Apresenta também os depoimentos das pessoas que formam as bases dessas associações, onde se destacam os aspectos que elas mais valorizam e criticam nas escolas, evidenciando os critérios utilizados em sua interpretação da qualidade dos serviços escolares. Conclui, constatando importantes características e potencialidades dos movimentos populares no desenvolvimento da participação sócio-política das populações das periferias urbanas. Mas constata, simultaneamente, o despreparo dos líderes dos movimentos para lidar com os problemas presentes na rede escolar pública. Como tentativa de compreender esse despreparo, ressalta dois fatores. Um deles, decorrente da formação dos militantes, efetuada no interior da atuação da Igreja, tradicionalmente alheia ao desempenho o e às perspectivas das escolas públicas. O outro fator é o elevado grau de fechamento e "impermeabilidade" das unidades escolares, seja em relação às determinações legais e orientações dos órgãos superiores de gestão da rede escolar, seja quanto às pressões exercidas pela população usuária das escolas.

GHANEM, Elie; PARO, Vitor Henrique. >Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública. 1992.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48132/tde-15022016-090742/ >.