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Autor(a):

Pantoni, Rosa Virgínia

Orientador(a):

Tfouni, Leda Verdiani

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

linguística aplicada; psicologia

Resumo:

Poucos têm sido os estudos que enfocam as mudanças discursivas que ocorrem em uma sociedade quando ela se torna letrada e suas respectivas implicações para as pessoas que não passaram por um processo de instrução formal. Como a ausência da prática de escrita no âmbito dessas pessoas afeta a relação que elas constroem com a sociedade? Em que medida a convivência diária com práticas letradas, algumas altamente sofisticadas, afeta o processo de significação e ressignificação das suas experiências? Como há poucos estudos a respeito, faz-se necessário investigar a inter-relação de práticas letradas e o processo de constituição da subjetividade. Em função disso, o presente trabalho tem como objeto de estudo narrativas orais de ficção produzidas por uma mulher analfabeta, de 71 anos, viúva, moradora em um bairro da periferia de Ribeirão Preto. A coleta das narrativas foi realizada na sua própria residência, sendo essas gravadas e transcritas (12 ao todo); a análise está fundamentada na concepção teórica de Letramento, proposta por Tfouni, e na Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Para a análise, busca-se, a partir da materialidade lingüística, realizar alguns recortes para apreender o modo de funcionamento do discurso, analisando suas condições de produção (imediatas e históricas). Assim, busca-se captar quais formações discursivas aparecem e quais são caladas quando uma pessoa não-alfabetizada instala sua discursividade numa situação interacional.

ABNT:

PANTONI, Rosa Virgínia; TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e ideologia: relação entre práticas letradas e o processo de construção da subjetividade. 2002.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002.