Camargo, Camila Moreno de

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

habitação; cortiços; políticas públicas

área central;Campinas;cortiço;habitação;política pública

A cidade de Campinas, como resultado das transformações econômicas e urbanas experimentadas nas três últimas décadas, teve redefinido seu perfil e seu papel de centro urbano médio, assumindo características de sede de uma metrópole emergente no interior do Estado, inclusive com a concentração dos socialmente excluídos. Tomando como referência o processo de estruturação urbana e a origem e história da habitação popular na cidade, essa dissertação de mestrado se apresenta enquanto resultado do trabalho de pesquisa iniciado a partir de estudos sobre as tendências recentes de configuração das áreas centrais metropolitanas, que apontam para a presença de cortiços, enquanto alternativa habitacional popular crescente. Destaca-se a importância em se alterar de forma significativa o perfil de condição de apropriação da moradia na cidade, que ainda se estrutura na produção ou aquisição de novas unidades habitacionais nos bairros periféricos, considerando outras tendências na movimentação e distribuição espacial da pobreza. A pesquisa consiste na análise e caracterização das habitações coletivas populares existentes na área central de Campinas, a partir das características e condições físicas, e a forma de ocupação e apropriação dos imóveis identificados como habitação coletiva popular. Além disso, organizamos os depoimentos coletados junto aos atores envolvidos com a questão, de forma a apontar os conflitos, as regras internas estabelecidas e as perspectivas e principais anseios desta população. A pesquisa justifica-se, tendo em vista a constatação da presença relevante deste tipo precário de habitação - identificada ora como cortiços, ora como hotéis e pensões - em contraponto à ausência de dados sobre os mesmos.

CAMARGO, Camila Moreno de; CORREIA, Telma de Barros. Habitação coletiva popular na área central de Campinas: tendências e caracterização. 2010.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-155420/?&lang=pt-br