Tavares, Neide Rodriguez Barea

Giordan, Marcelo

Faculdade de Educação [FE]

formação de professores; computador no ensino; ciência da computação

computador no ensino;educação permanente;formação continuada de professores;formação de professores;informática educacional

Neste momento delicado, delineado pela chegada dos computadores às escolas, pela imposição social e educacional em utilizá-los, os professores encontram-se despreparados e, todavia, cientes da iminente necessidade de empregar a informática como um elemento motivador e transformador de sua ação docente. Diante dessa expectativa em relação à informática educacional percebe-se o quanto os professores estão desamparados: eles buscam uma solução "mágica" para resolver uma situação profissional problemática, que é o desinteresse do aluno pela aprendizagem, agregado à ausência de recursos materiais e financeiros e ao excesso de educandos por classe. Somando a isso, pode-se adicionar um outro fator que é a formação inicial precária do professor, formação esta calcada num sistema fragmentado de ensino, onde ainda prevalece o esquema tradicionalista de transmissão de conhecimentos. Nesse ponto sugere-se um processo de formação continuada de professores em informática educacional como saída plausível para a aquisição das novas competências exigidas pela integração da informática à prática educacional. No presente trabalho, Vygotsky fornece os subsídios para a compreensão do ser humano, e portanto do professor, como agente social, que não só participa como interfere no seu grupo através dos instrumentos que emprega. Nóvoa e Schön fornecem os elementos básicos para uma discussão sobre a formação deste professor, reflexiva, continuada e em serviço. A pesquisa foirealizada numa escola pública estadual na periferia da cidade de São Paulo, a partir do Curso de Formação Continuada de Professores em Informática Educacional, do qual foram obtidos dados sobre o comportamento e as ações de um grupo de professores durante um processo no qual se fomentou a reflexão sobre a prática docente e o fortalecimento da consciência crítica. Os resultados obtidos surpreendem pela inovação nos projetos elaborados, na sutil alteração da prática ) pedagógica e na organização de um coletivo influente na própria unidade escolar.

TAVARES, Neide Rodriguez Barea; GIORDAN, Marcelo. Formação continuada de professores em informática educacional. 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19052004-142914/ >.