D'Amaral, Rosa Kazuye Koda

Waldman, Eliseu Alves

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

migração

Estudar fatores de risco para o tracoma entre escolares em área de baixa prevalência. Métodos: O delineamento adotado foi o de estudo tipo caso-controle. A amostra estudada abrangeu 121 casos identificados por meio de inquérito realizado em 1999, entre escolares e pre-escolares, pertencentes a famílias de baixa renda, residentes na região de Santo Amaro/Parelheiros, Município de São Paulo. Os controles foram selecionados, 121 escolares e pre-escolares, por meio de sorteio, pareados segundo ano de nascimento e escola em que estavam matriculados. Adotou-se o sistema de gradação proposto pela Organização Mundial de Saúde para a definição de caso. Foram analisados os seguintes preditores: sexo, ser migrante originário de área endêmica de tracoma, condições de moradia, hospedar pessoas originárias de áreas endêmicas, hábitos de higiene pessoal, nível de escolaridade dos pais, estrato social. Resultados: Na analise univariada mostraram-se associados ao desfecho de interesse como fatores de risco pertencer a estrato social E (RC= 4,68; 1,08-20,13; p=0,04) e hospedar pessoas provenientes da Região Nordeste do Brasil (RC=2,34; 1,20-4,57; p=0,03), enquanto que a higiene do rosto (RC=0,47; 0,27-0,84; p=0,03) mostrou-se associada como fator de proteção para tracoma. Na análise de regressão logística condicional múltipla, mostrou-se associado ao tracoma pertencer a estrato social. E (RC=4,68; 1,08-20,13; p=0,04), hospedar pessoa da região nordeste e higienizar o rosto com maior frequência permaneceram com seus intervalos de confiança sem incluir o valor 1.Conclusões: Foi possível identificar os fatores de risco associado a ocorrência de tracoma numa região de baixa prevalência contribuindo para um enfoque de prevenção da doença.

D'AMARAL, Rosa Kazuye Koda; WALDMAN, Eliseu Alves. Fatores de risco associados ao tracoma em área hipoendêmica, Região Santo Amaro - Parelheiros, município de São Paulo, 1999 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.