ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Escola de Enfermagem [EE], Faculdade de Odontologia [FO], Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Área de concentração:

Formação Interdisciplinar em Saúde

Departamento:

Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública

Docente(s) responsável(is):

Antônio Carlos Frias, Simone Rennó Junqueira

Objetivos:

Propiciar diferentes experiências de ensino no campo de práticas da saúde pública, com destaque para a importância do acolhimento de alunos de graduação pelos serviços de saúde e a consequente capacitação dos profissionais da rede para esse fim.

Justificativa:

A reflexão acerca do processo de produção do conhecimento acadêmico, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças na sociedade exigem da universidade um exercício de auto avaliação permanente para a manutenção de um vínculo produtivo com a sociedade e para a formação de profissionais voltados às necessidades da população. Para tanto, entende-se que essa formação deve estar inserida no próprio serviço e, assim, o ensino pode ser oferecido em diferentes cenários de prática profissional do Sistema Único de Saúde. A educação é um processo amplo de transformação ou reprodução onde os atores, (educadores e educandos), ao se inter-relacionarem, constroem um universo de questionamentos e trocas que se constitui na própria formação. Partindo dessa concepção, espera-se que a disciplina possa favorecer esse espaço de reflexão e, com isso, contribuir na formação profissional.

Programa:

Integração das políticas públicas de saúde às propostas acadêmicas de reformulação do ensino em saúde. Histórico - Projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS); Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares das Escolas Médicas (PROMED); Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE); Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Formação de profissional generalista com vistas à Atenção Primária em Saúde. Integração ensino/serviço - possibilidade de formar profissionais da saúde com uma visão ampliada da realidade social.