Projeto Social

Pereira, Fabiana da Cunha

Koshiyama, Alice Mitika

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

jornalismo; organização não governamental; jornais; crianças; adolescentes

Esta pesquisa trata das relações entre imprensa e organizações não-governamentais ligadas à temática da infância e da adolescência no processo de construção do noticiário. O estudo se fundamenta em autores do campo das ciências sociais e da comunicação. Ele parte do debate sobre o campo do terceiro setor, que inclui as ONGs, organizações privadas que se legitimam por meio da defesa do interesse público. Isto num contexto de enxugamento do Estado com relação às ações no campo dos direitos sociais e do crescimento da atuação dessas organizações. Observamos o contexto e a legislação nacional e internacional sobre a infância e a adolescência, assim como o uso da criança como alvo de ações de marketing das empresas. Em seguida, descrevemos os perfis, o funcionamento, o tipo de atuação e os objetivos de três organizações - Fundabrinq e IAS, ambas criadas e dirigidas por empresários, e Andi, criada e dirigi da por jornalistas. Depois, relatamos as várias ligações dessas três instituições com o jornalista da grande imprensa e com a empresa jornalística, em nome da garantia dos direitos da criança e do adolescente e da melhoria da cobertura do tema pela imprensa. Apoiamos as pesquisas em entrevistas com jornalistas que atuam na reportagem da grande imprensa e com dirigentes da Andi, assim como em material institucional e em sites oficiais dessas organizações. Descrevemos as parcerias delas entre si e delas com as empresas jornalísticas.

PEREIRA, Fabiana da Cunha; KOSHIYAMA, Alice Mitika. Em nome da criança e do adolescente: ONGs e imprensa em parceria na construção do noticiário. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.