Educação Popular

Mendes, Isabel Amélia Costa;Ventura, Carla Aparecida Arena;Trevizan, Maria Auxiliadora;Marchi-Alves, Leila Maria;Souza-Junior, Valtuir Duarte de

Autor(a) USP:

Mendes, Isabel Amelia Costa;Ventura, Carla Aparecida Arena;Trevizan, Maria Auxiliadora

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

enfermagem; saúde mundial; liderança

enfermagem; cobertura universal; educação; liderança; colaboração; saúde global

Objetivo: discutir possibilidades de contribuição da enfermagem para a cobertura universal de saúde. Método: pesquisa desenvolvida com abordagem qualitativa, de análise documental das publicações da Organização Mundial da Saúde que destacam a Enfermagem e a Obstetrícia na cobertura universal de saúde. Resultados: os documentos publicados pelas lideranças da enfermagem e obstetrícia indicam a necessidade de ações coordenadas e integradas de educação, liderança e desenvolvimento de parcerias. Considerações finais: este artigo representa um chamado para a enfermagem com o propósito de fomentar a reflexão e a compreensão da relevância de sua atuação no caminho da consolidação dos princípios da cobertura universal de saúde.

MENDES, Isabel Amélia Costa; VENTURA, Carla Aparecida Arena; TREVIZAN, Maria Auxiliadora; MARCHI-ALVES, Leila Maria; SOUZA-JUNIOR, Valtuir Duarte de. Educação, liderança e parcerias: potencialidades da enfermagem para a cobertura universal de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1092.2673 > DOI: 10.1590/1518-8345.1092.2673.