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Economia Solidária

Autor(a):

Meneghetti, Renata Cristina Geromel;Giaquinto, Douglas Felipe

Autor(a) USP:

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Nome do evento:

Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil – SNESEB

Assuntos:

etnomatemática; economia solidária; educação matemática

Palavras-chave do autor:

etnomatemática; andragogia; economia solidária; ensino e aprendizagem de matemática

Resumo:

Este artigo refere-se à continuação de um trabalho em Educação Matemática no contexto de um Banco Comunitário (BC) e tem por finalidade abordar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada, visando atender às demandas específicas de conhecimentos matemáticos inerentes às atividades do BC. As intervenções em Educação Matemática focalizadas neste trabalho ocorreram considerando os pressupostos teóricos da Economia Solidária, da Andragogia e da Etnomatemática, concomitantemente. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso. Como resultado, percebeu-se que as intervenções têm possibilitado aos membros do BC a aquisição e compreensão dos conhecimentos matemáticos de que necessitam. Observou-se também maior autonomia por parte das colaboradoras do BC que buscaram se articular com outros empreendimentos da comunidade a fim de divulgar e utilizar a moeda social, com o propósito de fomentar e praticar o desenvolvimento político, social e econômico.

ABNT:

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; GIAQUINTO, Douglas Felipe. Economia solidária e etnomatemática no contexto de um banco comunitário. Anais.. São Paulo: Enactus Brasil, 2017.Disponível em: http://brazil.enactusglobal.org/wp-content/uploads/sites/2/2017/02/ECONOMIA-SOLIDÁRIA-E-ETNOMATEMÁTICA-NO-CONTEXTO-DE-UM-BANCO-COMUNITÁRIO.pdf