ACESSAR O MATERIAL TAGS

Educação Popular

Autor(a):

Marangoni, Elaine

Orientador(a):

Pacífico, Soaraya Maria Romano

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

educação; análise do discurso; divulgação científica

Palavras-chave do autor:

discurso científico;discurso de divulgação científica;educação;efeito-leitor

Resumo:

O Discurso de Divulgação Científica sobre a saúde pública que circula em revista como a Scientif c American atinge um público amplo, que inclui leitores especialista (cientistas, profissionais de saúde) e não especialistas (que denominamos como leigos) Em detrimento do Discurso Cientifico, um novo discurso desliza para produzir sentido que se incorporam e se regulam através de um olhar de autoridade, que é o dos meios de comunicação. Para esta pesquisa, selecionarmos um tema sobre a saúde, que afeta a população mundial, a obesidade, discursivizada pela revista Scientifc American. A revista pretende, de forma "didática", transmitir uma informação, criando para o leitor a ilusão de democratização dos saberes produzidos no meio científico. A simplificação de termos, a repetição de palavras, o silêncio, a heterogeneidade são marcas linguísticas que buscamos analisar no discurso de divulgação científica, entendido, aqui, como jornalismo científico. Como resultado, podemos dizer que a responsabilidade educacional nos aspectos que tangem à ciência tem dividido espaço com outra esfera, a mídia, que recorta o que lhe interessa de um contexto maior, a ciência, e enxerta em páginas diagramadas e repletas de figuras coloridas que chamam a atenção de crianças, jovens e adultos. O Discurso de Divulgação Científica é imaginado para um efeito-leitor que encontrará, ilusoriamente, a completude do conhecimento sobre o que procura nas páginas da revista, sem questionar os deslizamentos e os apagamentos de sentido provocados pelo jornalista ao migrar do Discurso Científico para o Discurso de Divulgação Científica.

ABNT:

MARANGONI, Elaine; PACÍFICO, Soaraya Maria Romano. Discurso de divulgação científica e efeito-leitor: o apagamento de si e de leituras possíveis. 2013.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-02092013-165538/ >.