Perinstituto De Física [If]Eria

1988

Escola de Educação Física e Esporte [EEFE]

escoliose

Foram estudados e comparados os resultados do diagnóstico precoce de escoliose, considerando-se o nível sócio-econômico dos escolares. A amostra foi composta por 462 alunos, sendo 227 alunos da escola oficial da periferia e 235 alunos da escola particular classe "A", todos pertencentes às terceiras, quartas e quintas séries do primeiro grau. As fichas utilizadas na avaliação, para o exame clínico dos alunos, foram elaboradas pela própria pesquisadora, com base em métodos de avaliação utilizadas por diversos autores no Brasil e no exterior. Os dados sofreram uma análise estatística do ponto de vista descritivo, e, onde a incidência o permitiu, foi realizado o teste 'X POT. 2'. Foram observados 90 casos de escoliose. A idade de maior incidência dos desvios foi a de 11 anos, sendo observado em 26 alunos. A maior incidência dos desvios ocorreu a nível torácico, com 31 alunos e, quanto ao sexo a maior incidência foi observada no sexo masculino, com 59 alunos. Com base nos resultados da análise estatística, concluiu-se que o número de alunos com escoliose é elevado, e que, não existe associação significante em relação ao nível sócio-econômico caracterizado pelas escolas.

SANTOS, Celia Maria Theodoreli dos; ANDRE, Jamil. Diagnóstico precoce da escoliose, estudo comparativo. 1988.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.